quarta-feira, 16 de abril de 2008

Conta para enganar trouxa

Não estamos aqui fazendo juízo de valor sobre se é legal ou não a contratação dos servidores terceirizados da prefeitura. Vamos nos ater à questão da divulgação de números e como esses são manipulados para criar um quadro de "comoção" na sociedade, visando beneficiar determinado grupo político.

Releiam as notícias locais logo após o estouro da Operação Telhado de Vidro. Divulgou-se amplamente - mais notadamente o jornal do Falsarius da Lapa - que o número de terceirizados na prefeitura chegava a 20 mil. Exemplo está no título da matéria publicada pelo jornal em 29 de março: "Vinte mil são recadastrados pela prefeitura". Assim, afirmativamente.

Já nas matérias divulgadas nesta quarta-feira (16/4), quando o prefeito RH fala sobre a liberação do pagamento dos terceirizados, observamos que:

1°) 13.052 servidores da Fundação José Pelúcio e da Service Clean (Facility) tiveram seus pagamentos depositados em conta, o que, supõe-se, sejam aqueles em situação regular;

2°) 2.178 pessoas foram excluídas da folha de pagamento de março porque 838 não se recadastraram e 1.340 eram fantasmas.

Se somarmos os dois números chegaremos ao contingente de 15.230 contratados. E se acrescentarmos aí os 1.181 agentes de saúde (número divulgado pelo próprio O Diário) contratados pela Cruz Vermelha, chegaremos ao total de 16.411, e o número continua abaixo dos 20 mil anunciados inicalmente.

É ou não jogar para galera?

Voltando às contas:

- dos 13.052 que, a princípio, seriam os que trabalham, a prefeitura ainda terá de dispensar 40%, ou seja, 5.220 pessoas. Quais serão, agora, os critérios para a demissão?

Nenhum comentário: