terça-feira, 8 de abril de 2008

A Trolha arrebenta... no bom sentido

Uma das avaliações mais lúcidas sobre o papel da imprensa na vida de uma sociedade pode ser lida hoje no Blog A Trolha. Sob o título "Segredos de Polichinelo", publicado nesta terça-feira(08/4), o comentário de Xacal se envereda por caminhos que poucos ou nenhum profissional da imprensa local têm coragem de se arriscar. Vale aqui lembrar que, entre as entidades citadas pelo blogueiro - por não se manifestarem diante dos abusos cometidos por alguns órgãos de comunicação -, se encontram também a Associação de Imprensa Campista e o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro (que tem representante em Campos dos Goytacazes).

"Meio quilo de manchete vale mais do que duas toneladas de direito de resposta", diz brilhantemente, o texto de Xacal. Na imprensa campista - de um modo geral - joga-se, irresponsavelmente, o nome das pessoas na lama, e depois elas que tratem de se explicar. Mas aí o estrago está feito.

Um exemplo do mau uso da força da imprensa, por exemplo, pode ser observado na coluna "social" de um dos jornais locais. Inimigos, culpados ou não, se tornaram durante anos, vítimas da algoz. Hoje, ao que parece, os papéis se inverteram. Ela experimenta agora do próprio veneno. E sente na pele o constrangimento que impingiu aos outros - nem todos ligados à sua área de interesse, a política. Tinha lá seus motivo$ especiai$.

Um bom caso para ser estudado e debatido em salas de aula de nossos cursos de Comunicação Social. Qual o verdadeiro papel de um profissional de imprensa no contexto da sociedade?

"Tão grave quanto a impostura dos meios de comunicação que hoje violam garantias individuais, é a conduta dos que se calaram e se aproveitaram, em passado recente, de outras violações quando era de seu interesse...Todos têm razão de reclamar, mas falta estatura moral para servir de exemplo...", avalia Xacal. E concordamos com ele.

Vá lá no blog e leia mais. Vale a pena!

Nenhum comentário: